terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Bifes de Vitela de Cebolada com Bacon e Espargos Verdes















Ingredientes:
Bifinhos de Vitela
Espargos Verdes, Cogumelos Brancos
2 Cebolas, 2 Cabeças de alho,
Pimenta Preta, Piri-piri
Gengibre, Coentros, Tomatinhos Cereja
Bacon
1 Lima

Começa-se por temperar os bifinhos, com sal, sumo de 1 Lima, e pimenta preta e piripiri moídos na hora mo almofariz, e deixam-se uns minutos a tomar gosto.














Cortam-se as cebolas às rodelas e espalham-se pela sertã, depois cortam-se os tomatinhos aos quartos e dispõem-se por cima. De seguida os Coentros moídos juntamente com os dentes de alho.
Depois pega-se no Gengibre e num ralador, e rala-se um pouco por cima do preparado.
Rega-se com Azeite.
Comprei uma Garrafinha de 0.25 L da Quinta de S. Vicente - Aromado, frutado e fresco este Azeite resulta da combinação das variedades Arbequina e Cobrançosa.
Muito bom, puxadito no preço para a quantidade, mas vale a pena.















Deixa-se então a cebola alourar um pouco juntamente com os restantes ingredientes até começar a ficar translucida e os tomatinhos desfeitos, e dispôem-se o resto de forma a não se misturar.
Bifinhos com o bacon por cima, num camto os cogumelos e noutro os Espargos, que acabam por cozinhar quase apenas com o vapor, pelo que se deve tapar a sertã durante o cozinhado.


























Este é o resultado final.
Para acompanhar, um massa.
Fettuccine all'Uovo - Le Rasagnole da BUITONI










Para beber:
Tinto Ramos Pinto Collection de 2005
Álcool: 13.5%

Elegante, saboroso, intenso e perfumado, este vinho sabe a "Beijo"... e foi elaborado a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca. Foram engarrafadas apenas 40.000 garrafas.

A Casa Ramos Pinto, fundada em 1880, selecciona as melhores uvas das suas quatro propriedades no Douro para a elaboração dos seus vinhos. COLLECTION é o resultado da ligação cultural com a produção de grandes vinhos. Iniciaram este ano o lançamento do primeiro de uma colecção. Cada ano terá uma apresentação diferente, baseada na riqueza patrimonial da Ramos Pinto e reflectirá as especificidades dessa vindima.

1 comentário:

Laura Sarmento disse...

BOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM que só visto! Embora a minha opinião seja suspeita, né? Mas estava realmente uma delícia.